ponte vasco da gama

Internacional

A participação ativa do Ministério da Saúde e da SPMS aumentou consideravelmente a presença de Portugal ao nível internacional, enquanto autoridade nacional para a cooperação em matéria de eHealth, contribuindo ativamente para a definição e implementação de várias medidas e guidelines a nível europeu na área de eHealth.

Os programas de cofinanciamento da UE, nomeadamente pelo Horizonte 2020 e Health Programme, tem permitindo a partilha de informação e a colaboração entre os diversos Estados Membros de uma forma ativa, e operacional nas áreas da interoperabilidade, Semântica e Terminologias,  eProcurement e Joint Procurement, operação dos serviços eHealth transfronteiriços (Patient Summary e ePrescription/eDispensation), eHealth, mHealth, etc.

No âmbito dos projetos internacionais da área da saúde, a SPMS e a Unidade de coordenação de Projetos e Relações internacionais estão envolvidos em diversos projetos Europeus. Desempenham um papel fundamental diante da comunidade europeia e das suas instituições – especialmente a Comissão Europeia. O principal objetivo é impulsionar o posicionamento estratégico de Portugal na área de eHealth, bem como manter o esse compromisso a um patamar cada vez mais elevado.

A SPMS, tem participado em várias iniciativas em diferentes fóruns de eHealth Strategy a nível internacional, com um maior ou menor grau de envolvimento. Destaque-se a  participação na eHealth Network (eHN), uma rede voluntária das autoridades nacionais dos estados-membros responsáveis por eHealth, que visa reforçar a cooperação, o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas entre os estados-membros.

Atualmente, a SPMS é a entidade coordenadora de dois grandes projetos – eHAction e HEALTHeID – o que faz com que seus compromissos e responsabilidades perante a comunidade europeia sejam muito maiores.

Fechar
UNICOM

UNICOM

Âmbito: A Ação Internacional UNICOM  visa a implementação da ISO IDMP – normas internacionais de identificação de medicamentos em diferentes parceiros e entidades de forma a garantir uma identificação iniquívoca de medicamentos em toda a UE. Impacto nos Sistemas de Saúde Portugueses e Europeus: A implementação do ISO IDMP irá garantir que as agências de […]

Ir para a página
UNICOM UNICOM
Voltar
Voltar para o topo.