“Às vezes sonhar uma coisa é um minuto e fazê-la é uma vida inteira”, foi uma das frases proferidas pelo Presidente do Conselho de Administração da SPMS, na abertura do evento sobre “Inteligência Artificial e Robótica – Transição Digital na Saúde”. “A SPMS é um processo de inteligência em construção” referiu, ainda, Henrique Martins no Auditório do PT Meeting Center, em Lisboa.
Nesta sexta-feira, 20 de dezembro, participaram cerca de 800 pessoas numa iniciativa diferenciadora e bastante dinâmica, que contou com três sessões a decorrer em paralelo, abertas a todos os interessados, e duas reuniões específicas direcionadas a grupos de trabalho.
No auditório, e após a intervenção de Henrique Martins sobre “iPrescrição e Robótica”, seguiram-se debates temáticos moderados pelo jornalista Rodrigo Pratas. Transição digital na Saúde, a visão nacional da inteligência artificial, a ética e os aspetos legais, a inteligência artificial na saúde e na cibersegurança foram temas de destaque.
A Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, visitou as principais salas de debate e interagiu com o PARO, a foca terapêutica apelidada de SIA (sistema de inteligência artificial), antes da sua intervenção. A dirigente realçou que “só juntos é que conseguiremos fazer bem e de forma sólida esta transição digital que é mais do que inevitável e, como vimos no passado em relação a outras tecnologias, é desejável e nos trará a todos benefícios coletivos”.
“Transição Digital e Inteligência Artificial na Europa” foi o tema do painel com as eurodeputadas Maria Manuel Leitão Marques e Sara Cerdas. As perspetivas internacionais contaram com a visão do eurodeputado Carlos Zorrinho, Cristina Samapio de CHDI Foundation e uma participação em direto, por videoconferência, de Hong Kong Hospital Authority.
Paralelamente, decorreram sessões sobre “SNS Sem Papel”, “Literacia e Inclusão digital”, o X Fórum Enesis 20-22 – Estratégia Nacional para o Ecossistema de informação de Saúde e a 5ª reunião do GACS – Grupo de Acompanhamento para a Cibersegurança na Saúde.
Um programa compacto, com transmissão por livestreaming das sessões principais, contando com um leque de prestigiados oradores que contribuíram para enriquecer este evento, um exemplo paradigmático que veio impulsionar a discussão sobre a transição digital, nomeadamente na área da Saúde.
“Inteligência Artificial e Robótica – Transição Digital na Saúde” antecede a edição de 2020 do Portugal eHealth Summit, nos dias 18 e 21 de março, cujas inscrições já estão abertas, em http://ehealthsummit.pt/.