No âmbito da Cibersegurança, a SPMS participou numa atividade promovida pela Microsoft, com o objetivo de aprofundar conhecimentos. “Jogo de Guerra Cibernética” realizou-se na sede da Microsoft, em Lisboa.
Esta iniciativa permitiu aos participantes, das duas equipas da SPMS, colocarem em prática os métodos de atuação num incidente e os passos de defesa a seguir durante o desenvolvimento de uma aplicação, como as condições a aplicar a nível de segurança no desenvolvimento de uma aplicação web (DevSecOps), detetar e monitorizar “Indicadores de Compromisso” (IoC) e “Indicadores de Anomalia” (IoA), bem como compreender a importância de um plano robusto contra incidentes de cibersegurança.
As duas equipas tiveram a oportunidade de atuar como atacantes e defensores, colocando em prática todo o treino e conhecimento adquiridos na área de Desenvolvimento Seguro. Através da perspetiva dos atacantes, as equipas compreenderam as técnicas usadas para roubar dados e a amplitude dos riscos, de roubos de Cibersegurança, contra softwares desenvolvidos por medida.
Esteve ainda em destaque o poder das plataformas de cloud, como ajuda na defesa contra agentes de ameaça interna e externa. A importância das unidades de desenvolvimento, como primeira e última linha de defesa e do trabalho em equipa, ficou bem evidente no final desta iniciativa.