Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, integra o simpósio da EHTEL (European Health Telematics Association), nesta quarta-feira, dia 4 de dezembro, em Barcelona.
Sob o mote “Imagine 2029: Os nossos dados, a nossa saúde, os nossos cuidados”, este simpósio assinala o 20º aniversário da Plataforma Europeia Multidisciplinar de Stakeholders de Saúde Digital.
Membro colaborativo da EHTEL, a SPMS interveio no âmbito do tema “Cidadãos como utilizadores e fornecedores ativos de dados de saúde”. Henrique Martins apresentou a “Área do Cidadão do Portal SNS”, plataforma que disponibiliza, entre outras ferramentas, a Calculadora de Risco da Diabetes, um método simples para verificar o risco de desenvolver diabetes do tipo 2 e alertar para alterações necessárias no estilo de vida de forma a reduzir o risco de contrair a doença.
Henrique Martins introduziu, ainda, temas vigentes como o consentimento do cidadão para partilha de dados, doação de dados e uso secundário de dados de saúde. Neste contexto, referiu-se à colaboração em curso entre a SPMS e o Sitra – fundo finlandês de inovação, no desenvolvimento de um memorandum. Aspetos concernentes à importância dos registos de saúde, receitas e resumos clínicos eletrónicos foram também salientados, a nível nacional e transfronteiriço.
O projeto Digital Health Europe (DHE), no qual a SPMS lidera dois grupos de trabalho – “Partilha e acesso seguros dos cidadãos aos seus dados de saúde” e “Interação entre cidadãos e prestadores de cuidados de saúde” e promove o workshop “Melhorando a disponibilidade e o uso de dados secundários de saúde”. Focado em explorar o uso de dados secundários para melhorar os cuidados de saúde, o DHE vai apresentar as metas e resultados esperados do projeto no EHTEL 2019.
Promovido em parceria com a TIC Salut Social – organização governamental de TI em saúde e assistência social catalã, o Simpósio EHTEL 2019 reúne os principais atores e especialistas envolvidos na transformação digital na saúde a nível europeu.