A SPMS participa na reunião da eHealth Network, que decorre em Bruxelas, de 28 a 29 de novembro, na qualidade de entidade coordenadora da eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network. O objetivo central passa pelo debate dos desenvolvimentos e resultados da eHAction na área da Saúde Digital.
No âmbito desta reunião, Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Coordenador da eHAction e Co-Chair da eHealth Network, marcou presença num jantar com vários elementos da eHealth Network (eHN), uma rede voluntária criada pela União Europeia, com Anne Bucher, Diretora-Geral da DG SANTE, e o ex-Comissário Europeu da saúde, Vytenis Andriukaitis.
Henrique Martins apresentou as principais linhas estratégicas na área da digitalização no setor da Saúde e, num ambiente informal, discutiu algumas das questões centrais e comuns aos Estados-Membros com Vytenis Andriukaitis e Anne Bucher. Foi mais uma oportunidade de debater temas relevantes sobre a Saúde Digital com impacto positivo para todos os cidadãos europeus.
A eHAction, que assinalou um ano de atividade em junho passado, tem permitido desenvolver iniciativas que proporcionam benefícios económicos e sociais sustentáveis para os sistemas e serviços europeus de saúde
Cofinanciada pelo 3º Programa Saúde da União Europeia – 2018/2021, é uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus. Portugal é uma referência na digitalização da saúde em contexto europeu e, através da SPMS, assume um papel determinante como entidade coordenadora da eHAction e pelo seu know-how em matéria de eHealth.