Terminou ontem, dia 30 de outubro, o Transferathon, workshop internacional que se realizou nas instalações da SPMS, no Porto. O balanço foi significativamente positivo.
Inserido no projeto HEALTHeID, o Transferathon contou com cerca de 25 participantes que, nas várias sessões de trabalho, debateram e apresentaram diferentes visões alinhadas no objetivo comum de melhorar o acesso dos cidadãos aos registos e serviços digitais de saúde na Europa.
Durante três dias, o consórcio trabalhou em conjunto com os participantes dos Estados-Membros e a Comissão Europeia para a integração da eIDAS (Electronic IDentification, Authentication and trust Services) com os serviços transfronteiriços.
A identificação eletrónica é um mecanismo fundamental para garantir a segurança de transações digitais, sobretudo quando se trata de dados de saúde. A identificação e autenticação transfronteiriça de cidadãos permite o acesso a registos de saúde e a prescrição de serviços, de forma digital, na Europa.
Os resultados alcançados neste workshop foram claramente positivos. A SPMS, como entidade coordenadora do HEALTHeID, irá continuar a promover ações que visam melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos na Europa.