A SPMS terminou a primeira ronda de qualificação do Sistema de Aquisição Dinâmico (SAD) para a Prestação de Serviços de Consultoria em Tecnologia Blockchain. Foram qualificados 3 candidatos.
O SAD está dividido em três lotes:
- Lote I – Definição de modelos estratégicos, identificação, priorização e seleção de oportunidade de soluções Blockchain;
- Lote II – Desenvolvimento e implementação de soluções Blockchain em ambientes produtivos e formação;
- Lote III – Prestação de Serviços de Plataforma em Cloud.
A SPMS, enquanto central de compras qualifica tecnicamente e financeiramente os candidatos, que durante o período de vigência do SAD se vão candidatando, permitindo a construção de uma bolsa robusta e dinâmica de fornecedores qualificados. Com um mecanismo de contratação a 2 tempos:
- É constituído e disponibilizado automaticamente um catálogo na plataforma eletrónica de contratação pública www.comprasnasaude.pt, às entidades do Ministério da Saúde e instituições do Sistema Nacional de Saúde ou às entidades que venham a celebrar contratos de adesão com a SPMS.
- Após a qualificação progressiva dos candidatos pela SPMS, as entidades adquirentes podem através do catálogo, convidar os fornecedores qualificados por lote, avaliar e adjudicar a melhor proposta.
Qualquer fornecedor que não tenha participado nesta 1.ª Ronda de qualificação pode apresentar candidatura e ser qualificado, neste procedimento, durante o período de vigência do Sistema de Aquisição Dinâmico que são 4 anos. Neste sentido, estamos perante um sistema aberto a novos operadores que preencham os requisitos de capacidade técnica e financeira definidos.
A SPMS tem vindo a introduzir este tipo de procedimento especial, que considera ser uma forma de melhorar o futuro das compras na saúde, pelo maior dinamismo, renovação permanente da concorrência, maior abrangência, inovação e transparência dos procedimentos.