A SPMS participou na Biomedical Engineering Summit, representada por Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração, que decorreu nos dias 11 e 12 de outubro, na sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa.
Sob o tema Saúde Digital: desafios para os Estudantes de Engenharia BioMédica, Henrique Martins destacou o papel dos engenheiros biomédicos para estabelecer a ponte entre a área IT e os profissionais de saúde, com especial relevância para as questões da ética, e as implicações para o que a tecnologia permite fazer e os limites da mesma para o atingir. Salientando, também, a importância da robótica no futuro da saúde, sendo que existe a necessidade de reforçar as competências dos engenheiros biomédicos nesta área.
Depois de apresentar a SPMS, Henrique Martins realçou a importância da multidisciplinariedade dos perfis dos profissionais da SPMS e dos profissionais de saúde. Deixando uma nota final para referir o Mês da Cibersegurança, que se comemora em outubro, e o dever dos engenheiros biomédicos em assegurar a cibersegurança em tudo o que constroem.
O Biomedical Engineering Summit é uma iniciativa pioneira desenvolvida por estudantes de diversas universidades portuguesas, que sentiram necessidade de aprofundar a discussão sobre as questões da Engenharia Bomédica a nível nacional, promovendo uma relação mais próxima entre os profissionais, as empresas e os estudantes desta área.
Pretende, sobretudo, partilhar os projetos tecnológicos inovadores mais recentes nos cuidados de saúde, em áreas tão diversas como o Machine Learning nos cuidados de saúde, dispositivos biológicos, Interfaces cérebro-computador ou a engenharia de tecidos.