O 1º Workshop de Cibersegurança para CEOs e CIOs na área da Saúde decorre de 1 a 2 de outubro, nas instalações do Infarmed, em Lisboa, organizado pela SPMS, EPE.
Com o principal objetivo de potenciar o desenvolvimento de uma colaboração estratégica a nível europeu, no âmbito da Cibersegurança na Saúde, esta iniciativa da SPMS conta com a presença de representantes de 14 estados-membros, designadamente, dos Ministérios da Saúde, Serviços Nacionais de Saúde e Agências eHealth. Por outro lado, entidades como a DG CONNECT, DG SANTE, DG DIGIT e ENISA, também presentes, revelam perspetivas e projetos sobre cibersegurança nos serviços de saúde, enquadrando a visão corrente da União Europeia.
No primeiro dia deste workshop, Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Coordenador da eHAction e CoChair da eHealth Network, salientou a importância do desenvolvimento de um documento de orientação e recomendação no contexto da Cibersegurança, com base numa definição estratégica comum entre estados-membros, no sentido de fazer face aos “ciber-riscos” no setor da Saúde.
Considerada a premência da Cibersegurança na Saúde, importa discutir e debater os principais riscos e desafios concernentes, com vista a promover e aumentar a consciencialização nestas temáticas, bem como assegurar a sustentabilidade e segurança dos sistemas e serviços de saúde no país e na Europa.