O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra iniciou a 23 de setembro a utilização dos Sistemas de Informação SONHOv2 e SClínico.
A implementação destes Sistemas de Informação vai permitir assegurar a atualização administrativa do IPO, representando um salto qualitativo para a atividade clínica daquela unidade hospitalar, no sentido de melhorar a qualidade e acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde e as condições de trabalho de todos os profissionais. Esta transformação tecnológica afeta aproximadamente 1 000 profissionais da unidade, onde cerca de 450 obtiveram formação.
A utilização destes sistemas vai ainda possibilitar uma melhoria significativa da informação que consta no processo clínico eletrónico dos doentes, uma maior fiabilidade e segurança dos sistemas, dando um passo importante para a uniformização de processos e para a integração da informação clínica oncológica, de forma a aumentar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes do IPO de Coimbra.
A instalação dos sistemas foi feita em estreita colaboração entre as equipas técnicas do IPO de Coimbra e a SPMS, com a participação de 25 colaboradores técnicos da SPMS envolvidos em apoio remoto e presencial, acompanhados por equipas de formação e apoio.
Para se assegurar uma melhor fiabilidade, escalabilidade e segurança da informação de saúde, a renovação e atualização dos sistemas de informação, das infraestruturas e redes deve chegar a todas as instituições de saúde do Serviço Nacional de Saúde.