A SPMS celebrou ontem, 23 de setembro, em Lisboa, o protocolo entre a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e várias entidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para dotar os estabelecimentos prisionais de acesso aos sistemas informáticos do SNS.
O Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Henrique Martins, afirmou na sessão de abertura que o objetivo principal deste protocolo é desenvolver novas “soluções de aproximação”, no sentido de disponibilizar os sistemas SONHO e SClínico aos estabelecimentos prisionais.
O protocolo pretende regular a colaboração e articulação entres a várias entidades, para disponibilizar o acesso e partilha de informação desde o momento de admissão do recluso no sistema prisional até à sua saída, possibilitando uma prestação de cuidados de saúde à população reclusa de forma mais eficaz e rigorosa, reduzindo assim o risco de contração de doenças.
Na assinatura do Protocolo estiveram ainda presentes Mafalda Vieira de Castro, do Centro de Competências para a Gestão dos Cuidados de Saúde, que falou sobre a necessidade de evolução; e Rómulo Mateus, Diretor-Geral da Reinserção e Serviços Prisionais, que referiu a diminuição da pegada ecológica, alcançada com a redução das deslocações.
A assinatura do protocolo é a primeira das diversas fases de implementação deste processo, seguindo-se a reunião de Kick Off, a reunião de planeamento, parametrização dos Sistemas de Informação, o teste técnico, e o teste real.