No âmbito do projeto internacional HEALTHeID, realizou-se mais um encontro, a “4th HEALTHeID – Technical Working Meeting”, de 16 a 17 de julho, em Praga, República Checa. O Hotel Olšanka foi o espaço que acolheu o grupo de trabalho, no qual participou a SPMS, EPE.
Em representação da SPMS, Diogo Martins, Coordenador de Projetos Internacionais, deu início às sessões onde, ao longo dos dois dias, se fez o ponto de situação do desenvolvimento das atividades do projeto e debateram-se ideias.
A agenda do primeiro dia versou sobre o progresso da Atividade 2 do HEALTHeID “Development and testing of the reference implementation”, que tem como objetivo identificar especificações funcionais para o componente eID e desenvolver e testar sua implementação de referência, com base no software e-SENS eHealth eID.
Este trabalho, desempenhado por uma equipa altamente especializada, visa a colaboração com os peritos que lideram a implementação técnica a nível nacional nos principais Estados-Membros, para garantir um alinhamento técnico adequado a nível nacional. Neste sentido, o grupo de trabalho focou-se, ainda, no envolvimento dessas entidades, com vista à respetiva participação e contributo.
No segundo dia, a Atividade 1 do Projeto “Identification of non-functional requirements” marcou o início da reunião, atividade esta que consiste na identificação de requisitos não funcionais, relacionando aspetos políticos, organizacionais e legais, bem como orientações de utilização para os componentes da solução eID, a resultar da ação.
Sendo a identificação eletrónica um mecanismo essencial para garantir a segurança das transações digitais, sobretudo de dados de saúde, no âmbito da Atividade 3 “Preparation for transfer of activities” foi abordado o plano de ação, processos de transferência e metodologia.
Com a execução do Projeto HEALTHeID perspetiva-se a identificação e autenticação transfronteiriça de cidadãos na área da saúde, permitindo o acesso digital a registos de saúde e a prescrição de serviços na Europa.