A SPMS, EPE, representada pela Unidade de Robotics e Advanced Technology, esteve presente no evento Ciência 2019, que decorre entre 8 e 10 de julho no Centro de Congressos de Lisboa. Este evento trouxe a Lisboa vários projetos pensados para a melhoria da qualidade de vida dos utilizadores.
A SPMS participou com dois robôs, o PARO, foca terapêutica apelidada de SIA (sistema de inteligência artificial) pela equipa da SPMS, e o RIA (Robot de Inteligência Artificial). O PARO já se encontra em algumas unidades de saúde e cuidados continuados e é utilizada para fins terapêuticos pelo seu efeito calmante. Os robôs interagiram com o público e deliciaram os visitantes.
A Unidade de Robotics and Technology da SPMS tem por missão promover, implementar e dinamizar soluções tecnológicas inovadoras em Saúde, com recurso a estratégias na área da robótica, wearable, IoT e inteligência artificial.
Além disso, faz também parte dos objetivos fomentar a disseminação da robótica no SNS, através da articulação com áreas de conhecimento inovadoras, da partilha de experiências e casos de sucesso, bem como a implementação dos produtos existentes no mercado, realizando sempre uma análise de custo-benefício.
O encontro anual dos investigadores portugueses vai já na sua sétima edição e este ano contou com o Reino Unido como país convidado. O objetivo é promover o debate alargado dos principais temas e desafios da agenda científica, estimulando não só a participação, como a interação entre investigadores, setor empresarial e público em geral.
O Ciência 2019 é um evento promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, em colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência.
Para a SPMS, julho é mês de robótica na Saúde e já no próximo dia 17 irá realizar-se o 2º workshop sobre esta temática dirigido às entidades do SNS.