A SPMS participou no C-DAYS 2019, a 5ª edição da Conferência Internacional de Cibersegurança, que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto entre os dias 26 e 27 de junho.
“Academia SPMS: formação segura” foi a temática da sessão de Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, realizada ontem, 26 de junho.
Numa abordagem às várias iniciativas de sensibilização, workshops e projetos desenvolvidos pela SPMS para o Ministério da Saúde, Henrique Martins falou dos riscos dos ciberataques, nomeadamente no setor da Saúde, destacando o papel da SPMS como agente formador, através da sua Academia, entidade formadora certificada, e do Núcleo de Cibersegurança.
A proteção dos dados de saúde dos cidadãos é de extrema importância e “temos que ser bons digitões”, como referiu o Presidente da SPMS, para garantir a segurança da informação num mundo cada vez mais digital.
Em 2019, a Academia da SPMS, em parceria com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), tem 125710 formandos para integrar em ações de formação em cibersegurança e, desse total, 5220 já terminaram ou estão a realizar cursos.
O papel ativo da SPMS na dinamização de ações, proporcionando meios e aprendizagens para melhorar e reforçar as condições de segurança da informação e cibersegurança, tem contribuído para capacitar as organizações no reconhecimento dos riscos existentes, de modo a consolidar estratégias, nomeadamente com a implementação de boas práticas e o desenvolvimento de ações que permitam garantir medidas e controlos de segurança, através de uma visão holística: organização, processos, pessoas e tecnologia.
Evento de referência nacional na área de segurança digital, a 5ª edição da Conferência Internacional de Cibersegurança teve como principal objetivo focar-se nas grandes temáticas que dizem respeito, direta ou indiretamente, à Segurança da Informação e do ciberespaço.