A SPMS participou no V Encontro de Internos de Medicina Geral e Familiar (MGF) da Lezíria, que decorreu neste sábado, 15 de junho, em Santarém.
Sob o tema “Urgência nos Cuidados de Saúde Primários”, o evento destacou os desafios com que se deparam os internos de especialidade e médicos especialistas na atividade clínica diária .
Em representação da SPMS, António Alexandre, Coordenador, participou como orador na mesa redonda “Sistema Informático: aliado ou inimigo?”, moderada pelos médicos especialistas em MGF, Sandra Quitério da USF de S. Domingos, Ana Lúcia Bernardo da USF de Rio Maior e João Ferreira, que é também Presidente da Associação de Médicos Internos da Lezíria de Medicina Geral e Familiar (AMIL-MGF).
Numa apresentação dos SIstemas de Informação (SI) da SPMS, nomeadamente para os CSP, António Alexandre destacou o SClínico CSP, a PEM e os casos de sucesso e vantagens da Receita Sem Papel e dos Exames sem Papel. Falou também do BI CSP.
Ana Lúcia evidenciou as dificuldades que os médicos enfrentam diariamente, referindo que considera os SI aliados dos médicos. Na qualidade de empresário, João Ferreira sublinhou a importância dos SI no exercício da medicina no setor privado.
No final houve um debate e partilha de dificuldades e de casos de sucesso no ACES da Lezíria. Numa das intervenções, um médico enalteceu as vantagens da PEM Móvel referindo que depois de ter feito o download da aplicação, “o suporte foi excecional”.
Este V Encontro de Internos de Medicina Geral e Familiar da Lezíria decorreu nos dias 14 e 14 de junho, contribuindo para o enriquecimento científico na área da saúde e, mais uma vez, a SPMS partilhou a sua experiência e conhecimento.