Em matéria de eHealth, a participação ativa do Ministério da Saúde e da SPMS, EPE tem contribuído para aumentar a presença de Portugal na definição e implementação de várias medidas nesta área, ao nível internacional. Neste âmbito, e inserida na eHealth Week que decorreu na Roménia, a SPMS participou, ontem, dia 13 de junho, na conferência realizada no Palácio do Parlamento, em Bucareste.
O debate contou com representantes da Comissão Europeia e de diversas entidades de Saúde da União Europeia, centrando-se na exploração das várias sinergias que visam incrementar o papel da saúde digital no fortalecimento dos sistemas de saúde e, também, no aumento da qualidade dos cuidados prestados na Europa.
Melhorar a saúde e o bem-estar, aproveitando as oportunidades da saúde digital foi o mote do painel que contou com a participação, enquanto orador, de Henrique Martins. Na sua exposição, o Presidente da SPMS e Co-chair da eHealth Network, elencou algumas das ações estratégicas que Portugal tem em curso na área do eHealth e da cibersegurança.
Os oradores deste painel debateram questões relacionadas com interoperabilidade, registos de saúde eletrónicos, tecnologia e inovação como formas de melhorar o acesso à informação, com grandes benefícios para os cidadãos.
Atualmente, a SPMS é a entidade coordenadora do projeto europeu eHAction, focado no cidadão, e Co-chair da eHealth Network, uma rede voluntária composta pelas autoridades nacionais dos Estados-Membros responsáveis pelo eHealth.