100 milhões é o número de mensagens processadas nas instituições hospitalares, através da LIGHt, a plataforma de integração local da SPMS. A taxa de sucesso chega aos 98,54%, sendo que apenas 0,54 das mensagens foram recusadas com erro de integração.
Desde 11 de fevereiro de 2016, data da primeira instalação, a LIGHt tem evoluído de forma a facilitar a atividade dos profissionais, assegurando a correta comunicação entre os sistemas locais das instituições garantindo, assim, que a informação seja entregue no momento certo e ao destinatário correto de uma forma normalizada e segura.
Atualmente, está instalada em 37 instituições com SONHOv1 e SONHOv2, o que representa 69,8% de todas as instituições hospitalares com Sistema Integrado de Informação Hospitalar (SONHO) do país.
Disponibilizando um conjunto de ferramentas de monitorização de fácil acesso, é uma solução que evita replicação de informação e reduz os erros nos registos, centrando o profissional no utente.
Esta plataforma traduz um passo importante na normalização da interoperabilidade entre sistemas e integração da informação clínica, reforçando a segurança e qualidade dos cuidados prestados aos utentes do Serviço Nacional de Saúde.