A SPMS promoveu a 2ª reunião do Grupo de Acompanhamento para a CiberSegurança na Saúde (GACS) que decorreu ontem, dia 02 de maio, nas instalações do Infarmed, em Lisboa.
Contando com a participação de cerca de 35 representantes de entidades de Saúde, organismos da Administração pública e privada, associações, entre outros, o encontro permitiu debater o Regulamento de Funcionamento do GACS, nomeadamente o âmbito de atuação, modelo de integração de novos membros, entre outros.
Com moderação de Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, discutiram-se diversos temas, entre os quais, o envolvimento futuro da academia, escolas e de associações de doentes. Ainda durante a reunião, a SPMS e o Infarmed realizaram apresentações no âmbito da “Prevenção, educação e sensibilização (eixo 2)” da proposta da nova Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço, partilhando algumas das iniciativas que têm vindo a realizar neste domínio.
Por fim, foram constituídos 3 grupos de trabalho específicos, com a definição de objetivos e planos de trabalho para 2019. Contou com uma breve intervenção do Contra-Almirante Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Cibersegurança, que admitiu que esta iniciativa é inovadora na Administração pública e encorajou o grupo a levar mais longe estes trabalhos.
A partilha de experiências, conhecimento e iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas constituem uma das grandes mais-valias deste Grupo, que continuará a impulsionar o debate e a aprendizagem, de modo a contribuir para a cibersegurança e a proteção de dados, em particular no setor da Saúde.