Nas primeiras semanas de abril, o SONHO e o SClínico Hospitalar expandiram-se para os Serviços de Urgência Básica (SUB), arrancando em Castro Verde, Moura e Estremoz.
Esta expansão para os SUB foi organizada, nos últimos meses, pela SPMS em conjunto com as equipas técnicas e os profissionais de saúde das entidades e, também, os fornecedores de aplicações que interoperam neste contexto com o SClínico Hospitalar.
A expansão vai continuar e ainda este mês, durante a semana de 22 de abril, prevê-se a entrada nas Urgências Geral, Pediátrica e Obstetrícia da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo. Esta unidade será, assim, a primeira ULS do Alentejo totalmente suportada em SONHO e SClínico Hospitalar.
De sublinhar que o SClínico Hospitalar – Urgência está em funcionamento em 48 polos, desde os SUB aos Centros Hospitalares com grandes dimensões, como o Centro Hospitalar Universitário do Porto.
Destaque também para a certificação que o SClínico Hospitalar, na vertente de Triagem de Manchester, recebeu no dia 19 de fevereiro, pelo Grupo Português de Triagem (GPT), a entidade que procede à verificação das funcionalidades das diferentes aplicações, em Portugal. Esta certificação vem reconhecer e garantir o cumprimento integral das normas e conteúdos do Protocolo de Triagem de Manchester – versão 2.
O SClínico Hospitalar – Urgência e Triagem é, efetivamente, uma solução que facilita a utilização e partilha segura dos dados entre profissionais de saúde de diversas áreas, contribuindo para um melhor acompanhamento e prestação de cuidados de saúde ao cidadão.
Numa perspetiva de melhoria contínua, ainda em 2019, prevê-se o piloto de ligação do SClínico Urgência aos equipamentos de sinais vitais. Assente em standards de interoperabilidade técnica e semântica, esta ligação irá facilitar a captura de informação, aumentar a segurança do processo e, simultaneamente, poupar tempo aos profissionais de saúde.