A SPMS, EPE visitou a ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho, no passado dia 25 de março, no âmbito da iniciativa “SNS Sem Papel”. Dirigida aos profissionais de saúde da instituição, nomeadamente o Conselho de Administração, os Diretores dos Serviços e os membros da CLIC – Comissão Local de Informatização Clínica, a sessão de trabalho decorreu no Hospital Stª Luzia, em Viana do Castelo.
Comprometida com o projeto “ULSAM Sem Papel” e outras iniciativas integradas no processo de transformação digital, modernização tecnológica e inteligência artificial, a instituição tem uma CLIC também empenhada em avançar na desmaterialização, de forma coesa e eficaz.
Esta sessão de trabalho, inserida no alargamento da Visão Hospitalar para construção e planeamento dos projetos com impacto nas entidades hospitalares e, também, para os Cuidados de Saúde Primários, faz parte do ciclo de visitas “SNS Sem Papel”, realizadas pela SPMS. O objetivo é contribuir para a expansão da desmaterialização e simplificação de processos e circuitos.
O trabalho em curso, entre a SPMS e a ULSAM, é um exemplo de inovação e crescimento para muitas instituições do SNS, no âmbito da operacionalização da Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde 2020 (ENESIS 2020).