No âmbito da “2nd Lisbon eHealth Summer Week”, a SPMS promoveu o workshop “HL7 Portugal”, que teve lugar, hoje, nas instalações da SPMS do Porto. HL7 Portugal (Health Level Seven) é um protocolo de transmissão de mensagens de equipamentos médicos, sistemas administrativos e bases de dados médicas, desenvolvido peloHL7 International. O HL7 é um protocolo internacional para intercâmbio de dados eletrónicos em todos os ambientes da área da saúde, integrando informações de natureza clínica e administrativa.
Contando com a participação de Catherine Chronaki, Secretária-geral do HL7 International Foundation e de Giorgio Cangioli, representante do HL7 em Itália, e devários profissionais da SPMS e de outras entidades, o workshop foi bastante interativo e profícuo, permitindo a partilha de diferentes experiências e a análise de casos portugueses.
Os grandes objetivos do HL7 passam por promover o uso de standards dentro dos domínios da área da saúde e os controladores e reguladores a nível internacional, bem como promover a formação da utilização de standards e fornecer serviços de certificação.Durante o workshop, a SPMS apresentou e explicou o funcionamento do PNB (Portuguese Nacional Broker), um sistema complexo, envolvendo várias entidades e componentes de software, desenvolvido pela SPMS, EPE, com a missão de promover a adoção dos standards internacionais, recomendados pela indústria de eHealth nas interfaces (existentes ou a desenvolver), com sistemas SPMS de âmbito nacional.
O seu principal foco passa por atingir, não só a Interoperabilidade do ponto de vista técnico, mas também do ponto de vista semântico e legal. O PNB integra o fluxo de vários projetos e produtos, permitindo a troca de mensagens entre sistemas, através da disponibilização e/ou consumo de serviços, implementando mecanismos de segurança ao nível da autenticação e controlo de acessos. O debate passou, assim, pela abordagem à comunidade do HL7 Portugal e à sua visão que pretende incrementar a aceitação e o uso do HL7 internacional para que seja possível aceder, em qualquer parte, à informação clínica correta quando necessário. Suscitando interesse nos participantes, que esclareceram várias dúvidas, este workshop foi mais uma oportunidade para discutir questões no âmbito dos desenvolvimentos do HL7 Portugal.