A sessão de lançamento da “eHAction”, a terceira Joint Action de apoio à eHealth Network, decorre, hoje, no Centro Cultural de Belém, no âmbito da “2nd eHealth Summer Week”. “Joint Action significa que estamos aqui para fazer coisas, não só falar sobre elas. E estamos aqui para fazê-las em conjunto” destacou Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, na abertura da sessão. Coordenada pela SPMS, em representação de Portugal, a “eHAction” está mais focada no cidadão, na inovação e na velocidade de implementação.
Sob o mote “eHealth for the best healthcare to everyone from anywhere in Europe” esta sessão centrou-se nos princípios da cooperação entre Estados-Membros, sustentabilidade e melhores serviços em eHealth para melhores cuidados de saúde, “para todos, em qualquer parte da Europa”. As linhas de atuação para o Multi-Annual Work Programme 2018-2021 foram apresentadas por elementos dos Work Package (grupos de trabalho com objetivos específicos, representados por diferentes Estados-Membros), visando o cumprimento dos objetivos em quatro áreas prioritárias: empoderamento de cidadãos, inovação do uso de dados em saúde, melhorar a continuidade de cuidados e superar desafios de implementação.
Para além de assumir a coordenação do projeto“eHAction”, a SPMS, EPE é responsável pela sua disseminação, tendo como prioridade melhorar a acessibilidade de informação, tanto para o cidadão, como para os profissionais, na área de eHealth.