Com o objetivo de avaliar o risco da Diabetes tipo 2, a Área do Cidadão do Portal SNS disponibiliza a Calculadora de Risco da Diabetes. A doença é um problema de saúde pública com forte impacto na sociedade portuguesa. Contrariar a tendência de crescimento prevista apostando na prevenção é responsabilidade de cada um de nós e todos temos um papel importante a desempenhar. Inserindo-se no Registo de Saúde Eletrónico, a Calculadora de Risco da Diabetes da Área do Cidadão avaliou, até final de maio, 49 128 utentes, comprovando ser uma forte aliada na prevenção e controlo da Diabetes tipo 2, porque quando são identificados riscos “moderado”, “alto” ou “muito alto” é enviada informação para os Cuidados de Saúde Primários e feito agendamento de consulta, via telefone, para o Centro de Saúde a que o utente pertence. A partilha de informação só é feita após autorização do cidadão.
Dos 49 128 cidadãos avaliados, 1 483 foram convidados para consulta e cerca de 600 compareceram na consulta que diagnosticou 178 utentes com Diabetes tipo 2, que desconheciam ser portadores da doença. Estes utentes podem ainda ser convidados para Consultas de Grupo com um enfermeiro, de forma a trabalharem em conjunto em áreas distintas e preventivas, nomeadamente na adoção de hábitos alimentares saudáveis e equilibrados, na prática de atividade física regular, no controlo periódico dos níveis de glicemia no sangue, entre outras medidas importantes. É ainda possível efetuar o rastreio através da Calculadora em cerca de 97% farmácias portuguesas, seguindo um fluxo de dados muito semelhante: rastreio realizado na farmácia com o consentimento do utente; informação enviada para o SNS através da Área do Cidadão do Portal SNS e a informação é reencaminhada para os Cuidados de Saúde de Primários. No âmbito do Programa “Não à Diabetes”, esta avaliação de risco da doença é uma mais-valia, podendo chegar a um número cada vez maior de cidadãos. Basta efetuar, de uma forma muito simples o teste, aferindo o risco da doença, apresentado em cinco cores – verde, azul, amarelo, laranja e vermelho. Nos termos do novo Regulamento de Proteção de Dados, o cidadão poderá alterar e retirar o seu consentimento à partilha de informação com profissionais de saúde, a qualquer momento, no menu de “Autorizações” da Área do Cidadão.
Na Área da Transparência do Portal SNS é disponibilizada informação sobre a evolução da taxa de incidência da diabetes e sobre o programa de monitorização e acompanhamento. Efetuar o teste do risco da Diabetes tipo 2 é bastante fácil e pode fazer toda a diferença, basta registar-se na Área do Cidadão do Portal SNS em www.sns.gov.pt.