Notícias

Transformação Digital no CHUC

27 Novembro, 2017

O auditório principal do polo HUC-CHUC (Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra) acolheu hoje, 27 de novembro, uma sessão sobre Transformação Digital, dinamizada pelo CHUC e pela SPMS, EPE.

Esta iniciativa visa preparar o CHUC para uma mudança tecnológica baseada na homogeneização do software base, em todo o centro hospitalar, com SONHO /SClínico e LIGHT (plataforma de interoperabilidade),  como explicou Henrique Martins, presidente da SPMS, durante a sua intervenção.

chuc

A harmonização dos softwares de atendimento e de registo clínico em  todo o CHUC é uma oportunidade para a implementação de ferramentas digitais, que trarão mais-valias no atendimento e na partilha de informação, entre o maior centro hospitalar da região centro e todo o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A atualização do SONHO é exemplo da complexa mudança, iniciada a 11 de novembro, que envolveu a migração da versão 1 para a versão 2 do SONHO, em vários hospitais integrados no CHUC. Esta atualização estender-se-á aos polos Hospitais da Universidade de Coimbra e Maternidade Daniel de Matos, em 2018, e contempla, ainda, a criação  do novo site do CHUC.

Este processo de transformação digital,  a operar no CHUC com a colaboração da SPMS, garante ganhos de eficiência que se traduzem numa melhoria do acesso aos cuidados de saúde para o cidadão e em melhores condições de trabalho para os profissionais.

No decorrer da sessão foi feito, também, um ponto de situação sobre o projeto SNS Sem Papel e assinado um protocolo com a Academia SPMS para dotar o CHUC de um polo formativo em cibersegurança.

CHPVVC aposta no “SNS Sem Papel” com a SPMS

27 Fevereiro, 2020

O Presidente do Conselho de Administração da SPMS, E.P.E., Henrique Martins, foi um dos convidados de honra na apresentação do projeto pioneiro Hórus do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde (CHPVVC). A sessão decorreu hoje, dia 27 de fevereiro, nas instalações da Póvoa de Varzim.

apresentação horus

Norma Técnica – Disponibilização de Informação das Camas de Cuidados Intensivos e Intermédios

26 Fevereiro, 2020

A gestão de camas é uma questão inerente à eficiência hospitalar. Os hospitais, além da sua função principal de tratar doentes, têm que assegurar o acolhimento, com especial atenção para um contexto de cuidados intensivos. A cama hospitalar é reconhecida como um fator produtivo para um resultado positivo, fazendo assim parte da função-custo, a qual se pretende otimizar para providenciar cuidados de saúde eficientes.

cama
Voltar
Voltar para o topo.