No mês dedicado à cibersegurança (www.cybersecuritymonth.eu), a SPMS associa-se à campanha da União Europeia e promove iniciativas que visam promover a cibersegurança no setor da saúde.
Com o objetivo de contribuir para a proteção de ciberameaças, a entidade gestora dos sistemas de informação da saúde preparou sessões de divulgação, ações de formação para profissionais e participou no Centro Nacional de Cibersegurança com um documento sobre “ a cibersegurança no Estado e Ransomware”, contribuindo para a demonstração das boas páticas e compromissos assumidos no setor da saúde, em Portugal.
A Direção de Sistemas de Informação da SPMS marcou presença na conferência Internacional HCist – International Conference on Health and Social Care Information Systems and Technologies nos dias 6 e 7, tendo apresentado um paper sobre cybersegurança. Para consultar o paper “CiberSecurity Match of Supply And Demand in Portuguese HealthCare Sector” clique aqui.
A campanha Europeia tem por lema “ A cibersegurança é uma responsabilidade partilhada _ Pare. Pense. Ligue-se” e convida as pessoas a saber mais sobre segurança em linha e ajuda a proteger contra as ciberameaças. O Mês Europeu da Cibersegurança celebra-se pelo terceiro ano consecutivo e é organizado pela Agência da União Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA), a Comissão Europeia e mais de 100 parceiros de toda a Europa (autoridades locais, governos, universidades, grupos de reflexão, ONG e associações profissionais).
A campanha tem igualmente uma dimensão internacional: descubra aqui a campanha dos EUA neste domínio.