Notícias

Serviços de saúde transfronteiriços

31 Agosto, 2015

Através da SPMS, Portugal está envolvido em vários projetos de colaboração transfronteiriça, a nível europeu, de que se destaca a coordenação da rede temática EXPAND (Expanding Health Data Interoperability Services), desde janeiro de 2014 até dezembro de 2015.

O EXPAND tem como objetivo a migração de um conjunto de soluções, já desenvolvidas noutros projetos-piloto, fundamentalmente no projeto epSOS, para a implantação em larga escala de serviços eHealthtransfronteiriços. Alinhando com as políticas estratégicas e de governação da EU, para a interoperabilidade dos serviços de saúde em linha transfronteiriços, nomeadamente eHealth Network (Diretiva 2011/24/EU) e CEF (Connecting Europe Facility), o EXPAND pretende promover a rede de saúde em linha, mediante a utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC).

O grande desafio é consolidar e disponibilizar informações concretas, para que os cidadãos dos Estados-Membros possam utilizar e beneficiar dos serviços de saúde transfronteiriços, promovendo uma maior segurança no atendimento dos doentes, através da partilha de dados assente em condições técnicas, organizacionais e legais, previamente definidas. Em Portugal, a partilha de dados é possível através do Portal Internacional que integra a Plataforma de Dados de Saúde.

Temas

|

banner_expand

100 milhões de resultados de exames disponibilizados no portal e na app SNS 24

7 Março, 2024

Mais de 100 milhões de resultados de exames médicos já foram disponibilizados e consultados na app e no portal SNS 24, tornando-se num marco significativo para a digitalização dos serviços de saúde, em Portugal. Desde o lançamento da partilha eletrónica, no dia 6 de maio de 2022, a rede de prestadores que comunicam os resultados […]

Esclarecimento

5 Maio, 2020

A escassez de equipamento de proteção individual no mercado nacional e internacional é do conhecimento público. As aquisições de EPI para as várias instituições do Ministério da Saúde, durante a epidemia da COVID-19, foram realizadas, de acordo com as obrigações legais e regulamentares aplicáveis, a 30 empresas diferentes, em função da respetiva disponibilidade e capacidade de fornecimento.

Atualizações salariais do Ministério da Saúde

21 Abril, 2020

Em maio os salários dos profissionais de saúde refletirão, com retroativos a janeiro, o aumento previsto para os trabalhadores da função pública. Em abril não foi possível atualizar, atempadamente e para todas as entidades do setor, o sistema de informação de suporte ao processamento de vencimentos, para aplicação do Decreto-Lei n.º 10-B/2020, de 20 de março.

hospital rhv
Voltar
Voltar para o topo.