O utente que deseje aceder à informação que compõe o seu Resumo Clínico Único (RCU2) já pode fazê-lo, desde o dia 31 de julho, através do Portal do Utente.
Na opção “Registos clínicos” situada na área “A minha saúde”, o utilizador pode consultar um resumo com os dados clínicos mais relevantes à sua saúde, como alergias, medicação, diagnósticos, cirurgias e vacinação que, após validação por parte do médico de família, constam do seu RCU2.
Estes dados estão apenas disponíveis para utentes autenticados com Cartão de Cidadão, tal como já acontece com o cronograma clínico do utente e o eBoletim Infantil e Juvenil. O RCU2 foi criado para disponibilizar um conjunto de informação mínima essencial aos profissionais de saúde, sempre que exista a necessidade de um atendimento urgente ou programado numa entidade de saúde nacional (acessível através do Portal do Profissional – PDS-PP) ou estrangeira (disponibilizada no Portal Internacional – PDS-epSOS).
Atualmente está em curso a disponibilização nacional do RCU2, tendo sido iniciada no Norte, estando previsto para breve o seu alargamento às restantes regiões de saúde.