O sistema de informação RHV (Recursos Humanos e Vencimentos) vai ficar responsável pelo processamento de remunerações e gestão de recursos humanos em todas as instituições do Serviço Nacional de Saúde e em todas as entidades e serviços do Ministério da Saúde.
A determinação do Secretário de Estado da Saúde, que impõe o alargamento da utilização do RHV, foi publicada esta quinta-feira, dia 20, em Diário da República, através do Despacho 4185/2014.
O referido documento determina que a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) gere, a partir de agora, o processo, nomeadamente, pela a emissão de orientações, e que a SPMS garante a operacionalização de todo o processo de implementação do sistema nas instituições.
Atualmente, a aplicação já gere mais de 130 mil funcionários, em praticamente todas as instituições e serviços do ministério, incluindo a SPMS. As entidades ainda em falta – CHUC, Hospital de Leiria/Pombal, Hospital Fernando da Fonseca (Amadora/Sintra), Inspeção-Geral das Atividades da Saúde (IGAS) e Direção Geral da Saúde (DGS) – estarão prontas no final do primeiro semestre.
O RHV, desenvolvido em 2000, sofreu diversos melhoramentos tecnológicos em 2012. A versão atual permite o processamento centralizado de vencimentos, inclui novas funcionalidades e o acesso do trabalhador aos seus dados, através de webservice.