A nova versão do SONHO (versão 2), ferramenta informática administrativa criada há cerca de vinte anos para os hospitais, foi implementada com sucesso no Hospital Garcia da Orta (Almada) no fim-de-semana de 15 a 17 de novembro.
O processo de migração para a nova versão implica a paragem do antigo sistema e a adoção de um plano de contingência para que a instituição possa continuar a funcionar durante o período necessário à migração e transformação da estrutura de base de dados. Neste caso, o processo de migração obrigou à paragem programada de cerca de 26 horas. Este processo decorre durante o fim-de-semana de forma a minimizar o impacto no funcionamento normal do hospital, afetando apenas os serviços de urgência.
O arranque ocorreu no Sábado, pelas 23 horas, conforme planeado. Verificaram-se algumas dificuldades no arranque de algumas aplicações que integram com o SONHO e outra próprias de um processo de alteração aplicacional, mas encontramo-nos já a estabilizar a solução na instituição.
O que mudou na instalação da segunda unidade piloto (HGO) relativamente à primeira (HDS)?
Para além de um maior nível de estabilização da aplicação, nomeadamente no que respeita aos mapas estatísticos e novas funcionalidades (como é o caso do módulo de Arquivo) e às integrações com aplicações terceiras, esta instalação beneficiou de uma BD de Reporting que constitui uma réplica integral da BD de produção, atualizada com um diferencial de cerca de 2 segundos.
A disponibilização desta BD permite melhorar a performance e a segurança da BD de produção uma vez que a carga do reporting bem como as integrações de consulta foram redirecionadas para esta nova BD.