Âmbito: A Ação Internacional UNICOM visa a implementação da ISO IDMP – normas internacionais de identificação de medicamentos em diferentes parceiros e entidades de forma a garantir uma identificação iniquívoca de medicamentos em toda a UE.
Impacto nos Sistemas de Saúde Portugueses e Europeus:
A implementação do ISO IDMP irá garantir que as agências de medicamentos e de eSaúde possam utilizar o mesmo padrão para identificar medicamentos. Tal será essencial para garantir a interoperabilidade e identificação de medicamentos de maneira inequívoca, além de potencializar a taxa de dispensas eletrónicas nos serviços transfronteiriços, contribuindo assim para uma melhoria na segurança do consumo e utilização de medicamentos para o cidadão.
A participação da SPMS:
A SPMS tem um papel de destaque nesta ação uma vez que é a líder do Grupo de Trabalho 5 “Implementação do IDMP nos serviços de eSaúde”, atuando ainda na adoção de normas de identificação de medicamentos pelos serviços de saúde eletrónicos, softwares e extensões para a CEF eHDSI (Connecting Europe Facility, eHealth Digital Service Infrastructure) e nos serviços de saúde eletrónicos, pilotos nacionais e transfronteiriços para a eHDSI
Para mais informações sobre a ação internacional consulte já o Link