Medidas implementadas na SPMS, EPE permitiram alcançar uma poupança próxima dos 92 mil euros relativamente ao consumo de energia.
Para definir as medidas de implementação mais adequadas, e que possibilitaram uma redução de 78,3% de kilowatts nas instalações da Avenida da República, em Lisboa, e de 23,76% na Rua do Breiner, no Porto, foi efetuada uma monitorização mensal de cada contrato de fornecimento de eletricidade destas duas instalações.
Considerando os valores de despesa e de consumo das faturações, compreendidas entre janeiro de 2018 e dezembro de 2019, foi possível alcançar uma economia de mais de 52 mil euros em Lisboa e de quase 40 mil euros no Porto. Esta poupança foi conseguida através de soluções técnicas projetadas e implementadas pela SPMS, nomeadamente, na aquisição de novos equipamentos de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) e substituição da iluminação por LED (Light-Emitting Diode).
O investimento efetuado incluiu a renovação do parque de Infraestruturas Centrais, através da utilização de novos equipamentos para racionalizar um grande conjunto de hardware antigo, que consumia muita energia.
Este processo de renovação permitiu, também, efetuar a migração online do antigo Data Center de Lisboa, desmantelando-o por completo e consolidando toda a Infraestrutura no Porto. Além disso, foram implementadas medidas para a racionalização dos consumos de água e gás, em ambas as instalações.
Inspirada pela importância das medidas e pelo sucesso expresso nos resultados obtidos, a SPMS considera possível atingir níveis superiores de melhoria e poupança, continuando o trabalho que tem vindo a desenvolver, com vista a alavancar uma maior sustentabilidade económica e ambiental.