A reunião de lançamento do Projeto UNICOM – Up-Scaling the Global Univocal Identification of Medicines decorreu em Bonn, na Alemanha, de 6 a 7 de fevereiro.
Trata-se de um projeto europeu liderado pela consultora alemã – Empírica, composto por um consórcio de 39 entidades beneficiárias, entre as quais a SPMS, EPE, e especialistas, tendo como principal objetivo apoiar a mobilidade transfronteiriça de pacientes europeus, facilitando a prescrição eletrónica, com base nas normas de identificação de medicamentos.
A SPMS integra o kick-off do UNICOM, com vista a apresentar os objetivos e tarefas a desenvolver no âmbito dos grupos de trabalho – lidera o grupo de trabalho 5 e é parceira executiva dos grupos 6 e 7 –, bem como discutir ideias e dar início à cooperação com os parceiros dos restantes grupos de trabalho.
A área de atuação da SPMS neste projeto foca-se, designadamente, na adoção de normas de identificação de medicamentos pelos serviços de saúde eletrónicos, softwares e extensões para a CEF eHDSI (Connecting Europe Facility, eHealth Digital Service Infrastructure) e nos serviços de saúde eletrónicos, pilotos nacionais e transfronteiriços para a eHDSI.
Com uma duração estimada de quatro anos, o projeto UNICOM compromete-se a contribuir para uma dispensação e troca de informações mais seguras, através da otimização e implementação das ISO IDMP (normas internacionais de identificação de medicamentos otimizadas), por forma a garantir uma identificação unívoca de medicamentos na União Europeia.