A SPMS acolhe hoje, dia 14 de janeiro, a delegação da Korean Society of Medical Informatics (KOSMI) nas suas instalações, num Simpósio conjunto para debater a transformação digital na saúde. O Simpósio irá decorrer até 16 de janeiro e a comitiva de 12 elementos vai visitar as várias unidades da SPMS em Lisboa e Porto.
A delegação que engloba representantes da Korean University Medicine, Seoul National University Hospital e o Development Institu for Health & Welfar, entre outras, abriu o primeiro dia do encontro com apresentações sobre Inteligência Artificial e Medicina de Precisão. A representante da Seoul National University, Hyun Ae Park, referiu o importante trabalho desenvolvido com a terminologia clínica internacional multilingue através do Systematized Nomenclature of Medicine Clinical Terms (SNOMED CT), cuja licença a SPMS detém para uso no território nacional desde 2014.
Durante o dia as apresentações vão ser alternadas entre a delegação coreana e a equipa da SPMS liderada por Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração, que abriu o Simpósio focando a partilha de conhecimentos das boas práticas da SPMS. Ao longo do dia vão ser abordados temas tão diversos como a terminologia clínica, a Estratégia ENESIS, exames e receitas sem papel, inteligência artificial e o uso secundário de dados e o cidadão no centro do sistema de saúde.
Esta visita vem no seguimento do trabalho desenvolvido pela SPMS no sentido da troca de experiências e partilha de conhecimentos com outras organizações. A Coreia encara o trabalho desenvolvido em Portugal pela SPMS na área da saúde, com uma referência, liderando a transformação digital e a eHealth na Europa.
For the English version follow the link