A SPMS lançou uma publicação que contempla uma série de artigos da “Visão SPMS”.
Cada artigo é assinado por elementos de equipas técnicas da SPMS, descrevendo uma tecnologia, tendência ou tópico promissor, e conta com o contributo da respetiva hierarquia, comentários e revisão do Presidente do Conselho de Administração da SPMS, descrevendo-se a visão do Presidente sobre estas tendências e as próximas ações da SPMS neste âmbito.
“Computação quântica: como pode o SNS Português beneficiar?” é o primeiro artigo desta série. É um contributo inicial para introduzir o conceito associado à Computação Quântica, exemplificando algumas iniciativas em progresso no sector e sobre como pode, em breve, aumentar o valor nos sistemas de informação em saúde.
A computação quântica terá implicações na programação e na arquitetura de sistemas de informação e tem um enorme potencial para apoiar profissionais de saúde e o cidadão com ferramentas de suporte à decisão clínica, com um alto nível de segurança, confiança e integridade da informação, através de interfaces homem/máquina, criação de conhecimento e inteligência artificial quântica.
Consulte o primeiro número desta edição aqui.