O Programa Troca de Seringas – “Diz não a uma Seringa em 2ª mão” (PTS) distribuiu mais de 670 mil seringas e 230 mil preservativos na primeira metade de 2019. São números expressivos que representam um aumento de 58% no número de seringas distribuídas/trocadas, face ao mesmo período do ano anterior.
Desde 2012 que a Direção Geral da Saúde (DGS) tem contratado anualmente a SPMS para a gestão da aquisição de componentes, fornecimento de serviços de produção, armazenamento, distribuição, recolha e incineração de kits redução de riscos no âmbito do programa.
O Programa “Diz não a uma Seringa em segunda mão” teve início em 1993 sob a alçada da DGS e do “Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA”, representa a eficácia das medidas e das estratégias adotadas, nomeadamente a redução do número de casos diagnosticados de infeção por VIH, no grupo das pessoas que utilizam drogas injetáveis. Com o auxílio deste programa foi possível atingir o valor mínimo histórico de 1,8%.
O relatório semestral elaborado pela SPMS demonstra a evolução do número de seringas distribuídas/trocadas entre janeiro e junho de 2019, assim como os dados de distribuição por distrito e estruturas participantes, e algumas notas gerais.
Consulte o relatório completo aqui.