No âmbito das comemorações dos 630 anos do Regimento da Casa dos Contos, a SPMS, representada por um grupo de colaboradores das Direções de Compras e Comunicação, fez uma visita guiada ao Tribunal de Contas no dia 27 de setembro.
No ano em que se celebram os 170 anos da criação do Tribunal de Contas, esta visita foi inserida nas Jornadas Europeias do Património, que este ano estiveram subordinadas ao tema Artes Património Lazer. A SPMS percorreu o arquivo histórico com documentação que ocupa um espaço de 2 km, ajudando a explicar mais de seis séculos de história na fiscalização das contas públicas.
O Vice-presidente da instituição, Juiz conselheiro Ernesto Cunha, deu as boas vindas aos visitantes dando a conhecer o valioso espólio que conta atualmente com mais de 13 mil entidades sujeitas ao controlo do Tribunal, das quais 7 mil prestam contas.
O Tribunal de Contas remonta ao século XIII, quando D. Dinis lançou os pilares do primeiro órgão de fiscalização das receitas e despesas do Estado Português designada como a Casa dos Contos. Em 1849 o Duque d´Avila e Bolama criou finalmente a instituição que temos hoje.
Com sede em Lisboa e duas secções regionais nos Açores e na Madeira, o Tribunal de Contas integra 494 efetivos, um presidente e 18 juízes Conselheiros. No próximo dia 24 de outubro, a entidade estará novamente aberta ao público, mediante inscrição prévia, pela última vez em 2019.