Notícias

SPMS forma parceria com a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucia para adoção de selo de qualidade

24 Setembro, 2019

O selo de qualidade que identifica a segurança e funcionalidade das Apps de saúde, desenvolvido pela Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucia (ACSA), o AppSaludable, vai ser utilizado em Portugal pela SPMS, resultando de uma pareceria entre as duas entidades.

O AppSaludable é um selo de qualidade desenvolvido em Espanha pela ACSA, que distingue aplicações móveis na saúde. O selo promove a literacia em saúde e o empoderamento dos cidadãos, definindo os critérios para práticas de segurança no desenvolvimento de aplicações informáticas, vulgo apps, de saúde.

A privacidade, segurança e a validade científica são alguns dos critérios que devem ser tidos em conta nas apps sendo imperativo que tanto cidadãos como profissionais de saúde consigam identificar apps seguras e credíveis para usar.  Neste sentido, o AppSaludable vai ser adotado em Portugal pela SPMS que irá implementar este modelo de certificação, adotando a metodologia, estratégia e as estruturas de trabalho do modelo espanhol, levando a um reconhecimento transfronteiriço comum entre os dois países.

As apps que obtiverem a validação completa, correspondendo aos critérios de avaliação, terão o selo de qualidade AppSaludable, fazendo parte de um catálogo de apps com qualidade e segurança distintas e disponibilizadas publicamente.  Até agora, 31 apps, de países tão diferentes como Espanha, Chile e Suiça já receberam o selo e 164 estão em processo de avaliação.

App Saludable

100 milhões de resultados de exames disponibilizados no portal e na app SNS 24

7 Março, 2024

Mais de 100 milhões de resultados de exames médicos já foram disponibilizados e consultados na app e no portal SNS 24, tornando-se num marco significativo para a digitalização dos serviços de saúde, em Portugal. Desde o lançamento da partilha eletrónica, no dia 6 de maio de 2022, a rede de prestadores que comunicam os resultados […]

Esclarecimento

5 Maio, 2020

A escassez de equipamento de proteção individual no mercado nacional e internacional é do conhecimento público. As aquisições de EPI para as várias instituições do Ministério da Saúde, durante a epidemia da COVID-19, foram realizadas, de acordo com as obrigações legais e regulamentares aplicáveis, a 30 empresas diferentes, em função da respetiva disponibilidade e capacidade de fornecimento.

Atualizações salariais do Ministério da Saúde

21 Abril, 2020

Em maio os salários dos profissionais de saúde refletirão, com retroativos a janeiro, o aumento previsto para os trabalhadores da função pública. Em abril não foi possível atualizar, atempadamente e para todas as entidades do setor, o sistema de informação de suporte ao processamento de vencimentos, para aplicação do Decreto-Lei n.º 10-B/2020, de 20 de março.

hospital rhv
Voltar
Voltar para o topo.