O segundo dia do VI Seminário de Compras Públicas na Saúde começou com a revisão ao Código dos Contratos Públicos, dois anos após a sua implementação, o tema foi abordado pelo Juiz Conselheiro do tribunal de Contas, Fernando Oliveira Silva.
Seguiram-se os debates moderados pela jornalista Sara Pinto, com vários oradores, especialistas em contratação pública. Num modelo participativo e dinâmico, visões distintas sobre os procedimentos contratuais, a inovação e a formação dos contratos nas compras públicas foram debatidas.
À tarde, as apresentações e debates focaram o Direito Administrativo e a sua digitalização, promovida pela evolução tecnológica. A análise ao código dos contratos foi outro dos temas em discussão.
O dia culminou com a entrega de prémios – Compras Públicas na Saúde 2019, reconhecendo várias entidades que influenciaram positivamente a área das compras públicas durante o último ano. O Prémio eProcurement foi para o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, EPE; o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, EPE recebeu o Prémio Eficiência@Catálogo; o Prémio eCommerce distinguiu o Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE; o Prémio Poupança foi para o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, EPE; e o Prémio Academia foi para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE.
Artur Mimoso, Vogal Executivo do Conselho de Administração da SPMS, encerrou o Seminário das Compras Públicas na Saúde com um agradecimento a toda a audiência e o convite para estarem todos presentes na 7ª edição do Seminário de Compras Públicas, em 2020, nos dias 24 e 25 de setembro.