Notícias

Compra centralizada de medicamentos gera maior poupança em 2019 com 57,6 milhões de euros

5 Agosto, 2019

Em 2019, a SPMS, EPE alcança uma poupança de 57,6 milhões de euros com a aquisição centralizada de medicamentos para as instituições do Serviço Nacional de Saúde. Nunca se tinha poupado tanto desde a publicação do despacho, em 2016, que veio obrigar à centralização da aquisição de bens e serviços específicos da área da saúde.

Foram mais 17 milhões de euros de poupanças do que no ano passado. Os medicamentos do foro oncológico atingiram a poupança mais elevada, situando-se nos 33,8 milhões de euros, seguindo-se os fármacos para doentes com VIH/sida (17,2 milhões), a categoria outros (cinco milhões) e a hepatite C com 1,5 milhões.

Relativamente ao valor gasto por categorias, foi nos fármacos do foro oncológico que mais se despendeu, com 383,8 milhões de euros, seguindo-se a categoria “outras” (193,4 milhões), a medicação para o VIH/sida (110,1 milhões) e para a hepatite C (17,2 milhões). 

Números que remetem para a quase totalidade das compras centralizadas feitas para 2019, podendo ainda serem atualizados em caso de pedidos extraordinários de hospitais.

Os dados sobre as “Poupanças Obtidas através da Agregação Centralizada – Medicamentos” foram divulgados no Portal do SNS –  portal da Transparência e o tema mereceu destaque no artigo do jornal Público, divulgado no dia 02 de agosto.

Pode ler na íntegra compra-centralizada-medicamentos-gerou-poupanca-576-milhoes-euros

carrinho de compras com medicamentos

Boletim de Compras Públicas na Saúde

13 Fevereiro, 2020

O Boletim Informativo de Compras Públicas na Saúde é uma publicação mensal da SPMS, EPE, que tem por objetivo divulgar o que de mais relevante acontece na área da contratação pública na Saúde.

Participação da SPMS na Reunião de Apresentação dos Novos Grupos de Trabalho da ENCPE 2020

13 Fevereiro, 2020

A SPMS, E.P.E., enquanto membro do Grupo de Trabalho de Acompanhamento e Monitorização da Implementação da Estratégia (GAM ENCPE), participou, ontem, dia 12 de fevereiro, na Reunião de Apresentação dos Novos Grupos de Trabalho da Estratégia Nacional de Compras Públicas Ecológicas (ENCPE 2020), nas instalações da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em Lisboa.

Voltar
Voltar para o topo.