A SPMS, EPE, representada pelo Vogal do Conselho de Administração, Artur Trindade Mimoso, foi uma das cinco entidades da área da saúde que, nesta quinta-feira, 30 de maio, celebrou protocolos no âmbito do projeto ABC Loulé Active Life Health & Research. A cerimónia de apresentação e assinatura de protocolos decorreu na Sala da Assembleia Municipal de Loulé.
O INSA – Instituto Nacional de Saúde, o INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, o IPST – Instituto Português do Sangue e Transplantação e o INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica são as outras entidades que integram este projeto. Através dos protocolos celebrados, o Município de Loulé terá serviços descentralizados destes organismos, num complexo dividido em dois polos: Loulé e Vilamoura.
Inovador, o ABC – Loulé Active Life Health & Research resulta de uma parceria entre o Algarve Biomedical Center e a Câmara Municipal de Loulé, da qual nascerá uma estrutura em prol da ciência, com o principal objetivo de colmatar as lacunas identificadas na região, não só relacionadas com a investigação, mas também com a saúde.
É de salientar que este projeto tem igualmente por objetivos a investigação, educação e turismo, proporcionando melhores cuidados de saúde aos residentes e, também, aos milhares de turistas que visitam a região ao longo de todo o ano.
Ainda no âmbito desta parceria, caberá à SPMS desenvolver duas iniciativas, a primeira voltada para a Literacia e Inclusão Digital, através da Academia da SPMS, e a segunda no âmbito do Sistema de Interações Medicamentosas (SIM), em parceria com o INFARMED e a Universidade do Algarve.