O projeto GDHP – Global Digital Health Partnership tem disponível, desde dia 03 de abril, os primeiros deliverables que visam a partilha de experiências no ehealth, em áreas-chave como “Clinical and Consumer Engagement”, “Cyber Security”, “Evidence and evaluation” “Interoperability” e “Policy Environments”.
Pretende-se que estes documentos auxiliem as abordagens estratégicas, o planeamento, priorização de investimentos, assim como a avaliação das iniciativas na área da saúde digital.
A SPMS foi a principal dinamizadora na elaboração do documento Cybersecurity Report, com contributos da Austrália e Reino Unido, e registando um avanço significativo através do workshop técnico que decorreu em Lisboa, entre 16 e 17 de janeiro. Este documento destaca as várias oportunidades para aumentar a maturidade da cibersegurança, abrangendo tecnologias, processos e pessoas, em todo o setor de saúde internacional.
A primeira versão do documento foi apresentada, pela SPMS, no GDHP Summit in New Delhi February 2019: 25-26 fevereiro, no âmbito do Work stream: Cyber Security.
Apesar de ser um elemento ativo desde setembro 2018 neste grupo, Portugal passou a ser, formalmente, um novo membro do GDHP, no Summit da Índia.
Os documentos encontram-se disponíveis, desde dia 03 de abril, em: https://www.gdhp.org/media-hub/news_feed/gdhp-reports.