Os dados pessoais e clínicos mantidos nos registos de saúde são fundamentais e a cibersegurança assume um papel determinante, tornando-se imprescindível reforçar a segurança e confiança em todo o ecossistema da Saúde. A cibersegurança é uma temática particularmente sensível e, na edição de 2019 do Portugal eHealth Summit, foi tema de destaque e debate.
A SPMS, EPE, enquanto entidade com atribuições centrais ao nível do SNS e do Ministério da Saúde (em articulação com o Centro Nacional de Cibersegurança), assume a função de Elemento Coordenador no âmbito das Notificações Obrigatórias de Incidentes de Cibersegurança para a Saúde (ECOS) e as políticas e instruções emanadas junto das entidades do Ministério da Saúde.
Neste contexto, tem contribuído para promover a estratégia nacional e europeia de proteção aos sistemas de segurança, de modo a fomentar a proteção de dados contra quebras de confidencialidade e de integridade das instituições.
O papel ativo da SPMS na dinamização de ações, proporcionando meios e aprendizagens para melhorar e reforçar as condições de segurança da informação e cibersegurança, tem contribuído para capacitar as organizações no reconhecimento dos riscos existentes, de modo a consolidar estratégias, nomeadamente com a implementação de boas práticas e o desenvolvimento de ações que permitam garantir medidas e controlos de segurança, através de uma visão holística: organização, processos, pessoas e tecnologia.
No maior ciberataque internacional, ocorrido a 12 de maio de 2017, Portugal resistiu bem, nomeadamente um dos grandes alvos – o setor da Saúde, e contrariamente a outros países. “A equipa da SPMS trabalhou muito bem e o setor da saúde está bem cuidado”, referiu Pedro Veiga, ex-coordenador do Centro de Cibersegurança, em entrevista de análise ao tema Cibersegurança, transmitida na SIC Notícias, no dia 03 de abril.
No âmbito do seu papel ao nível da governação, gestão e em matéria de segurança da informação e cibersegurança da saúde, a SPMS, EPE vai continuar a desenvolver iniciativas de sensibilização, educação e ativação de medidas ao longo do ano.