O SClínico Hospitalar é um sistema de informação evolutivo, desenvolvido pela SPMS, que nasce da vasta experiência com duas anteriores aplicações usadas por milhares de médicos, enfermeiros e outros técnicos de saúde: o SAM (Sistema de Apoio ao Médico) e o SAPE (Sistema de Apoio à Prática de Enfermagem). Tem crescido para ser uma aplicação única, comum a todos os prestadores de cuidados de saúde e centrada no doente.
Esta ferramenta está presente em 50 entidades do setor da saúde e conta com a utilização de cerca de 75% do staff hospitalar, o que corresponde a mais de 66.500 utilizadores de sistema das diversas áreas.
O SClínico insere-se na estratégia definida pelo Ministério da Saúde para a área de informatização clínica do SNS, que prevê a uniformização dos procedimentos dos registos clínicos, de forma a garantir a normalização da informação.
O acesso à informação clínica variada do utente, a utilização e partilha dos dados com profissionais de saúde de diversas áreas e a sistematização dos mesmos, permitirá homogeneizar as práticas e a informação recolhida a nível nacional, tornando a atuação dos profissionais de saúde mais eficaz e eficiente, fazendo com que desempenhem melhor o seu papel na equipa multidisciplinar, possibilitando, desta forma, um melhor apoio, assistência e acompanhamento ao utente.
O SClínico Hospitalar disponibiliza um conjunto de materiais de auxílio à utilização deste software. Organizado por perfil e funcionalidade, esta iniciativa pretende facilitar e dar a conhecer as utilizações das várias potencialidades do SClínico Hospitalar, nos perfis de médico e de enfermagem.
Projetos SClínico
VCI – Visão Clínica Integrada (VCI)
Projeto integrado no âmbito do SClínico Hospitalar, permite a consulta de informação clínica de forma mais intuitiva, rápida e acessível, ajudando a evitar que o profissional tenha de recorrer à abertura de múltiplas janelas.
A versão beta, já instalada em mais de 20 instituições, permite o acesso à informação registada no SClínico Hospitalar através da vista em cronologia, ou em lista de episódios, podendo aceder-se ao detalhe de cada episódio e obter toda a informação de forma completa.
Inclui ainda a nova funcionalidade de resumo clínico que permitirá ao profissional de saúde aceder a um resumo integrador da informação disponível em diversas fontes e adequado ao contexto em que o cidadão é acolhido.
Assim, num mesmo ecrã será possível o acesso a sinais vitais, alertas e estatísticas de acesso do utente aos cuidados de saúde, nomeadamente histórico de cirurgias, consultas, internamentos e urgências.
Por outro lado, recorrendo à interoperabilidade com outros projetos da SPMS, nomeadamente o RCU2 e o VACINAS, será possível disponibilizar, de forma rápida e na mesma janela, informação proveniente de todo o SNS, sobre diagnósticos, alergias e medicação crónica do utente, bem como o estado do plano de vacinação do utente.
Desta forma, a VCI pretende constituir-se como uma ferramenta de apoio à decisão, permitindo ao profissional de saúde obter, de forma rápida, uma visão multifacetada acerca do cidadão.
BI SClínico Hospitalar
Projeto inserido no SClínico Hospitalar, tendo como objetivo a disponibilização de indicadores estatísticos aos profissionais de saúde e às instituições.
Encontra-se em fase de disponibilização em cerca de 25 instituições.
Assenta em tecnologias de business intelligence e permite aos utilizadores explorarem indicadores com segurança, fiabilidade e confiança.
O projeto apresenta vertentes médicas e de enfermagem, contando com o know how de médicos e enfermeiros de diversas instituições.
Em fase piloto encontra-se a disponibilização da componente de enfermagem, orientada para a construção de consensos em torno de um painel de indicadores entendidos como úteis, explorando o potencial de produção desses indicadores a partir da documentação clínica de enfermagem e apostando, assim, na criação de novas ferramentas e numa metodologia mais ágil e mais amigável, com ganhos óbvios para a saúde.
Os enfermeiros priorizam como indicadores aqueles que radicam em métricas tradutoras de resultados e ganhos em saúde, centrados na pessoa, nomeadamente ao nível da prevenção de complicações e resolução de diagnósticos de enfermagem, e em indicadores que traduzem a evolução das condições de saúde desde a admissão até à alta. Para além destes, a plataforma vai também apostar em indicadores epidemiológicos, tradutores das condições inerentes à prestação de cuidados, bem como do próprio processo de cuidados.
A plataforma vai também disponibilizar indicadores de saúde em diversas áreas da prestação de cuidados de saúde ao cidadão, indicadores de apoio à gestão das unidades e para o desenvolvimento das competências profissionais, sendo um auxílio importante na produção de trabalhos científicos, relatórios diversos de atividade, entre outros, que vão poder ser adaptados à medida das necessidades sentidas pelos serviços ou pelos profissionais.
Ações em Curso:
- Lançamento do módulo de cirurgia de ambulatório;
- Atualização de catálogos semânticos em desenvolvimento a integração HL7 com softwares de prescrição interna;
- Lançamento do módulo de apoio à intervenção breve da cessação tabágica.
- Disponibilização de soluções de business intelligence aos utilizadores que permitem obter estatística resultante da sua atividade de registo no SClínico Hospitalar;
- Reforço da integração com outras soluções existentes nos Hospitais, por forma a evitar a duplicação de introdução de informação;
- Lançamento de novos perfis:
- Perfil de nutrição
- Perfil de psicologia e assistência social
O acesso aos materiais é livre e está disponível em https://estudo.minsaude.pt/eaprender/courses/SCLINICOHOSPITALAR/.
Esta iniciativa está enquadrada no SClínico +, cujo objetivo é aproximar o SClínico aos seus utilizadores.
Norma Técnica
Ferramentas a utilizar para a identificação de risco nutricional em Unidades de Saúde Hospitalares