A Ministra da Saúde, Marta Temido, visitou a SPMS, EPE e as instalações do Centro de Contacto do SNS (SNS 24), em Lisboa, nesta quarta-feira à tarde, 9 de janeiro, acompanhada pelo Conselho de Administração da SPMS, pela Coordenadora do Centro de Contacto do SNS, Micaela Monteiro e com a presença da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.
Durante a visita, a Ministra da Saúde garantiu que “os portugueses podem confiar no SNS 24, um serviço fundamental que proporciona rapidez, segurança e qualidade na resposta.”
A atividade gripal no país está numa fase epidémica, sendo o SNS 24 a primeira porta de acesso aos serviços do SNS.
Sob a responsabilidade da SPMS, e com enfermeiros especializados em triagem e aconselhamento, distribuídos entre Lisboa e Porto, o SNS 24 presta recomendações para todos os níveis de cuidado de uma epidemia de gripe. O Centro de Contacto do SNS permite efetuar triagens à distância, aferindo o melhor método de atuação que o cidadão deverá seguir, se ficar em casa com cuidados próprios, ser tratado num centro de saúde ou ir, efetivamente, a um hospital.
Em Portugal, o número de casos de gripe poderá aumentar com a descida das temperaturas prevista já para a madrugada de amanhã, 10 de janeiro. Contactar a linha do SNS 24, em caso de sintomas de doença, é fundamental para evitar o congestionamento nas urgências hospitalares. Ao contactar o SNS 24, o utente pode ainda saber quais os centros de saúde, com horários alargados, mais próximos da sua área da residência.
Se tem sintomas de gripe, não se desloque às urgências. O inverno é mais uma razão para ter o SNS 24 sempre à mão. Ligue 808 24 24 24. Antes de tudo.