Notícias

Cerimónia de apresentação do novo site do SNS 24

23 Janeiro, 2019

A cerimónia de apresentação do novo site do SNS 24 realizou-se hoje, ao final da tarde, nas instalações do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, em Lisboa, com a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, do Conselho de Administração da SPMS, EPE e de vários dirigentes da saúde.

Com sala cheia, Henrique Martins, Presidente da SPMS, iniciou a sessão com um agradecimento a todos os presentes, referindo-se ao simbolismo do momento, não só pela apresentação do novo site SNS 24, como “por ser o pontapé de saída público dos nossos projetos de Inteligência Artificial (IA) na Saúde”, considerando que esta é uma das áreas que “poderá contribuir para ser um fator de sustentabilidade.”

Quatro projetos de IA, desenvolvidos com entidades parceiras da SPMS, estão em curso. Numa explicação sucinta e clara, com recurso a vídeos, foram evidenciadas as vantagens para a saúde pública, tendo como pilares essenciais a qualidade e o rigor, as políticas de confidencialidade e proteção de dados, bem como assegurar a confiança dos cidadãos na informação que depositam no SNS.

“Caracterizar e reduzir a prescrição inadequada de antibióticos”, “Identificação e Previsão de Procura de Urgências Hospitalares, “Derm.AI – Utilização de Inteligência Artificial na Teledermatologia” e “SNS24 PathScout.AI – Utilização de IA e PLN no Serviço de TAE no SNS24” são os projetos que estão a decorrer. Este último vai permitir aumentar a celeridade do atendimento e encaminhamento do doente no SNS24 e, paralelamente, melhorar a qualidade clínica do serviço, através de uma melhor utilização dos algoritmos.

Seguiu-se a apresentação do novo site. Rápido, intuitivo, acessível e inclusivo são os princípios orientadores do site SNS 24, pensado para o cidadão, que tem como grande novidade o avaliador de sintomas. Com um conjunto rápido de perguntas e respostas, o avaliador otimiza a triagem, mas não substitui o telefonema. É uma ferramenta que esclarece e, através da avaliação que é feita, poderá não ser necessário recorrer ao telefone, mas a recomendação poderá ser precisamente para telefonar e conversar com um enfermeiro.

Nesta primeira fase, o avaliador de sintomas centra-se na gripe e, posteriormente, o objetivo é alargar a lista de doenças. Além do avaliador de sintomas, o novo site é um agregador de informação sobre vários temas relativos a saúde publica, vacinação, entre muitos outros.

“Não posso deixar de estar contente” comentou Maria Manuel Leitão Marques no seu discurso de encerramento, após a apresentação dos projetos de IA e do novo site SNS 24. Destacou os ganhos de eficiência gerados com a mudança para o digital, nomeadamente o caso da Receita Sem Papel. Referindo-se ao cruzamento de saberes e tecnologias usadas na IA, transversal a todas as áreas, realçou a importância de usá-la, no setor da saúde, para prevenir, antecipar e “estarmos mais preparados para a resposta.”

“Quem inova muito e acerta sempre é porque inova muito pouco”, concluiu a Ministra da Presidência e Modernização Administrativa no final da cerimónia, transmitida em direto através do Portal do SNS, via Facebook (página do SNS) e pelo site da SPMS.

Temas

Cerimónia de apresentação do novo site do SNS 24

Língua Gestual Portuguesa disponível para cidadãos surdos através do SNS24

22 Abril, 2020

Os cidadãos surdos já dispõem de uma plataforma de atendimento por videochamada no Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde - SNS24. Esta linha entrou em funcionamento esta terça-feira, 21 de abril, e conta com seis intérpretes de Língua Gestual Portuguesa que prestarão atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, para assegurar o esclarecimento destas pessoas.

SNS 24 aumenta atendimento diário de chamadas

17 Março, 2020

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, afirmou esta terça-feira, que a linha SNS 24 atendeu 13 mil chamadas no dia dia 16 de março, devido à pandemia de Covid–19. É um número recorde.

Voltar
Voltar para o topo.