A 3ª edição do “Curso Desafios da Telessaúde no Contexto legal” terminou no dia 12 de dezembro, em Coimbra, fechando o ciclo de formações nesta temática, em 2018, com um balanço bastante positivo.
Organizada pelo Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), a Direção de Assuntos Jurídicos e de Contencioso (DAJC) da SPMS e a Academia SPMS, esta primeira iniciativa conjunta teve cerca de 40 participantes, desde Coordenadores Regionais de Telessaúde, Promotores Internos de Telessaúde, equipas da SPMS/CNTS e Peritos em Telessaúde. Dinamizadas por formadores especialistas na área, as ações decorreram também em Lisboa e no Porto, representando um investimento na criação de valor.
A telessaúde assume-se como uma área em franca expansão, sendo necessário aprofundar o conhecimento no que respeita à proteção de dados no atual contexto legal.
Na perspetiva de promover a reflexão contínua e a encontrar respostas para várias questões, a telessaúde no contexto legal voltará a ser tema de ações formativas, em 2019. Neste contexto, e tendo como veículos privilegiados a partilha de informação e de conhecimento, a SPMS, EPE irá continuar a incentivar o desenvolvimento da telessaúde no sistema de saúde português e a adoção de boas práticas.