A SPMS, EPE procedeu hoje, 8 de agosto, à instalação do UNO-ADMIN no Centro de Saúde da Foz do Douro, em colaboração com a ARS Norte e o ACeS Porto Ocidental. As unidades de saúde USCP Foz do Douro, USF Garcia de Orta, USF Porto Douro e USF Lordelo do Ouro iniciaram, assim, a utilização do UNO-ADMIN, tendo uma equipa da SPMS a apoiar os profissionais nos primeiros passos da utilização da nova aplicação, esclarecendo dúvidas e sugerindo as melhores formas de utilização. A par da instalação do UNO-ADMIN, o SClínico-CSP, usado por profissionais clínicos nos Cuidados de Saúde Primários (CSP), beneficiou igualmente de um upgrade tecnológico para a nova versão da base de dados. Assim, a atividade das unidades do Centro de Saúde da Foz do Douro passa a ser feita, exclusivamente, através da suite UNO-ADMIN / SClínico-CSP.
A informação das bases de dados descontinuadas foi migrada na sua totalidade, sem quaisquer perdas no processo de consolidação, contribuindo para melhorar de forma significativa a prestação de cuidados de saúde. Por outro lado, este software vem dar resposta adequada aos profissionais das Unidades de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) e Unidades de Saúde Pública (USP). Com a junção das unidades funcionais à USF São João do Porto, o ACeS Porto Ocidental inicia o seu caminho para se tornar num agrupamento com a informação clínica e administrativa consolidada, permitindo uma visão única em torno do cidadão. O UNO-ADMIN é o software que responde às necessidades administrativas relativas aos CSP e vem substituir o SINUS. Mais moderno, mais funcional e mais estruturado, o UNO-ADMIN apresenta várias características:
- Conceito de multi-instituição e agendas multiprofissional
- Alinhamento com a estrutura organizativa de 2008
- Backoffice para gestão do ACeS, ARS ou ULS
- Codificação nacional para tipos de consultas
O feedback dos profissionais sobre o novo software administrativo tem sido bastante positivo. O UNO-ADMIN constitui mais um passo para a transformação tecnológica dos Cuidados de Saúde Primários, processo em que a SPMS vai continuar a investir.