Inserindo-se na “2nd eHealth Summer Week”, a SPMS dinamizou dois workshops, que decorreram nas suas instalações, em Lisboa, nesta quarta-feira, 20 de junho. No período da manhã, realizou-se a sessão “Trillium II Tech meeting”, liderada por Catherine Chronaki, Secretária-geral do HL7 International Foundation. Centrando-se no cidadão, nos profissionais de saúde envolvidos e na partilha de dados clínicos do paciente, a sessão analisou o Resumo Clínico do Utente (Pacient Summary) e a uniformização da informação clínica. O debate permitiu esclarecer dúvidas sobre vários casos concretos, com base no protocolo europeu sire, demonstrando como se poderá aplicar em situações reais, em contexto português. National Patient Summary, Cross Border Patient Summary e a app MySNS Carteira foram outras das temáticas apresentadas pelos profissionais da SPMS.
O workshop contou, também, com a participação de Giorgio Cangioli, representante, em Itália, do HL7 Foundation. Na sua intervenção, destacou as melhorias do projeto para o Fast Healthcare Interoperability Resources em Portugal, o novo padrão desenvolvido pelo HL7 International no âmbito da saúde. O projeto Trillium II tem, assim, como grande objetivo a partilha transatlântica do Resumo Clínico do Utente – RCU2 (Patient Summary), com orientação a novas iniciativas de Resumos Clínicos, pretendendo tomar a liderança na criação e difusão de um Standard de Resumo Clínico iInternacional (International Patient Summary Standard). Dando continuidade a esta sessão, realizou-se um segundo workshop, no período da tarde, sob o tema “Digitization in the Emergency Department- the Role & Use of Patient Summaries”, com participação de Catherine Chronaki,Giorgio Cangiolievários profissionais de saúde (médicos e enfermeiros).
Focando-senos desenvolvimentos do Resumo Clínico do Utente, a sessão evidenciou a importância deste documento que vem auxiliar os profissionais de saúde, melhorando a qualidade e a segurança na prestação de cuidados, quer em situações de emergência, quer nas consultas. O RCU está disponível para o utente através da Área do Cidadão do Portal SNS e o profissional acede através da sua área reservada no Registo de Saúde Eletrónico. O Centro de Terminologias Clínicas (CTC) também foi tema de análise, bem como a app My SNS Carteira, cujas apresentações estiveram a cargo de profissionais da SPMS. Na reta final do workshop debateram-se as formas mais eficazes de utilizar o Resumo Clínico do Utente. Estes workshops permitiram a partilha de experiências e de conhecimento dos participantes, contribuindo para potencializar os ganhos em matéria de RCU e de cuidados de saúde transfronteiriços.