No último dia da “2nd Lisbon eHealth Summer Week” realizaram-se duas reuniões técnicas, no Centro Cultural de Belém, relacionadas com a ETHEL e o eHMSEG, e que contaram com a presença de participantes de diferentes Estados-Membros da União Europeia. No âmbito da EHTEL (European Health Telematics Association) debateram-se projetos e estratégias e, num modelo dinâmico, foram apresentadas iniciativas, por diversos peritos europeus, visando a promoção de melhores serviços de saúde para o cidadão. O debate focou-se, essencialmente, nas temáticas da interoperabilidade, cibersegurança e no tratamento de bases de dados.
No decorrer da reunião, profissionais da SPMS apresentaram, também, iniciativas nacionais para o desenvolvimento de serviços de eHealth, como o Registo de Saúde Eletrónico e as apps MySNS, MySNS Carteira e MySNS Tempos. A EHTEL reúne organizações e peritos em eHealth, promovendo a interação e o intercâmbio de ideias, experiências e informações que permitem melhores soluções inovadoras para esta área. Numa outra sala, e em simultâneo, decorreu a reunião do eHMSEG (eHDSI Member States Expert Group), grupo criado pela eHealth Network para a promoção da troca de informação de saúde entre os diversos Estados-Membros da União Europeia. Com o propósito de garantir o desenvolvimento de serviços de saúde transfronteiriços, o eHMSEG é responsável pela implementação do Patient Summary e da ePrescription (Resumo Clínico e Prescrição Eletrónica), na Europa, até 2020.
Ambos os projetos procuram facilitar a acessibilidade e reforçar a segurança na prestação de cuidados de saúde transfronteiriços. Especificações técnicas, legais, organizacionais e semânticas para a definição da operação de serviços foram os temas de destaque, com a finalidade de garantir que os países integrantes estão em conformidade para a implementação destes projetos. A reunião do eHMSEG encerrou, assim, a “2nd Lisbon eHealth Summer Week”, iniciativa que contou com a Comissão Europeia, ministérios, universidades e agências de mais de 15 Estados-Membros para debater vários projetos internacionais. A SPMS, enquanto representante de Portugal na coordenação da eHAction, reforça as sinergias entre os vários projetos europeus e organizações, fomentando o conhecimento e a partilha de experiências e tendo como prioridade impulsionar a implementação e disseminação de boas práticas em eHealth e a inovação digital na saúde.