A SPMS está a assegurar, durante este mês, a atualização nacional trimestral da Suite Hospitalar (Sonho e SClínico Hospitalar) em todas as entidades do SNS que utilizam estes produtos, representando mais de 90% das unidades hospitalares.
Esta atualização visa proceder também, no caso do SClínico Hospitalar, à harmonização das versões aplicacionais respetivas, por forma a garantir a disponibilização das mesmas características e potencialidades em todas as unidades. Por outro lado, estão incluídas melhorias e novas funcionalidades.
Com esta atualização, as unidades de saúde ficarão aptas a utilizar:
– o sistema de codificação clínica ICD10 (aquando da sua disponibilização na versão traduzida)
– a atualização automática dos dados de RNU dos utentes
– a versão 2.1.1 do SClínico Hospitalar, que introduz diversas melhorias, com destaque para a mais recente versão do Módulo de Urgência do SClínico Hospitalar, Triagem de Manchester, novo módulo de Nutrição (em fase piloto em algumas unidades) e Cirurgia de ambulatório (em fase piloto). Os módulos em fase piloto serão disponibilizados progressivamente aos vários hospitais.
– a Visão Clínica Integrada, módulo do SClínico Hospitalar que pretende disponibilizar de forma intuitiva uma visão mais integrada dos utentes
À data encontram-se já atualizadas 70% das entidades, entre Centros Hospitalares, Unidades Locais de Saúde (na vertente hospitalar), Misericórdias, e outros. Para atingir este objetivo, optou-se por realizar as atualizações no período noturno de forma a diminuir o impacto na atividade dos hospitais.
Para o sucesso da iniciativa, o contributo das instituições e dos seus profissionais de saúde, bem como das equipas locais de Sistemas de Informação tem sido da maior importância.
No caso concreto, para o Sonho e SClínico Hospitalar, a SPMS relembra que tem ao dispor o endereço Sch.Menoscliques@sitespms-qual.azurewebsites.net para acolher as sugestões de melhoria e novas funcionalidades, com objetivo de otimizar a utilização dos sistemas e possibilitar a melhoria da prestação de cuidados ao cidadão.